Tudo o que você precisa saber sobre o Lucro Presumido para arquitetos

Compartilhe nas redes!

Descubra se o Lucro Presumido é a melhor opção para arquitetos

Saiba tudo o que você precisa sobre o Lucro Presumido para entender se ele é o melhor regime para a sua empresa de arquitetura

Quando se monta uma empresa de arquitetura, uma decisão muito importante que deve ser tomada é em relação ao regime tributário.

No Brasil, podemos citar 3 principais regimes: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Dentre as opções, muitos arquitetos acabam optando pelo Lucro Presumido, mas será que ele é realmente a melhor opção? No artigo de hoje, você saberá como funciona esse regime, suas vantagens e desvantagens e se, de fato, ele é a melhor opção para a sua empresa.

Acompanhe!

O que é o Lucro Presumido?

O Lucro Presumido é um regime tributário que calcula o IRPJ e a CSLL com base em um percentual de presunção do lucro estabelecido pelo governo. Esse percentual varia de 1,6% a 32% de acordo com a atividade exercida pela empresa.

Isso significa que as alíquotas do IRPJ (15%) e da CSLL (9%) não serão aplicadas sobre o lucro efetivo da empresa, mas sobre um percentual desse lucro, que, no caso da arquitetura, é de 32%.

Vale ressaltar que as empresas enquadradas no Lucro Presumido ainda precisam pagar outros tributos, como PIS, COFINS e ISS, que são calculados com base no faturamento. 

Em relação às regras de enquadramento, o Lucro Presumido não apresenta muitas restrições. Dessa forma, caso a sua empresa não esteja obrigada ao Lucro Real e possua faturamento anual de até R$ 78 milhões, poderá ser enquadrada no Lucro Presumido.

Isso significa que, se você tem uma empresa de arquitetura que não possua faturamento anual maior que R$ 78 milhões, poderá se enquadrar no Lucro Presumido. 

Para saber mais, leia os materiais que preparamos para você:

Quais são as vantagens e as desvantagens do Lucro Presumido para arquitetos?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Lucro Presumido, deve estar se perguntando sobre as vantagens e as desvantagens desse regime para os arquitetos, não é mesmo? Sendo assim, vamos começar pelas vantagens.

Vantagens do Lucro Presumido

  • Facilidade no cálculo e apuração dos tributos: como as alíquotas no Lucro Presumido já são fixadas, não há muita complexidade na hora de realizar os cálculos devidos;
  • Redução de erros no recolhimento dos tributos: devido à facilidade no cálculo dos tributos, as chances de realizar o recolhimento indevido são bem menores;
  • Possibilidade de pagar menos em impostos: caso a margem de lucro da sua empresa seja superior ao percentual de presunção, você pagará menos impostos do que se estivesse enquadrado no Lucro Real, por exemplo;
  • Alíquotas menores do PIS e da COFINS: no Lucro Presumido, essas alíquotas são de 0,65% e de 3% respectivamente.

Desvantagens do Lucro Real

  • Pagar mais impostos caso a margem de lucro seja menor que a o percentual de presunção;
  • Valores elevados de INSS sobre folha de pagamento mais cara;
  • Não há a possibilidade de utilizar o abatimento de crédito oferecido pelo pagamento do PIS e da COFINS. 

Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens do Lucro Presumido, será que esse regime é realmente o mais vantajoso para a sua empresa? Como saber? Nós, da Exata Contabilidade, vamos ajudá-lo a encontrar essa resposta. 

Conte com a Exata contabilidade para saber se o Lucro Presumido é a melhor opção para a sua empresa!

A fim de identificar o melhor regime tributário para a sua empresa de arquitetura, é importante que seja realizado um planejamento tributário efetivo. Assim, todos os aspectos contábeis e fiscais serão analisados, bem como os objetivos da sua empresa.

Dessa forma, entre em contato conosco, da Exata Contabilidade, para que possamos analisar minuciosamente a situação da sua empresa com o intuito de identificar se o Lucro Presumido é realmente a melhor opção ou se outro regime pode ser mais vantajoso, considerando a redução da carga tributária e das burocracias, bem como o aproveitamento dos benefícios fiscais.

Os nossos especialistas altamente experientes e qualificados estão aguardando o seu contato.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

5/5 - (1 vote)
Summary
Tudo o que você precisa saber sobre o Lucro Presumido para arquitetos
Article Name
Tudo o que você precisa saber sobre o Lucro Presumido para arquitetos
Description
Descubra se o Lucro Presumido é a melhor opção para arquitetos. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações!
Author
Publisher Name
Exata Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Aprenda Agora Mesmo A Calcular A Margem De Lucro Para Construcao Civil Blog - Exata Contabilidade

Margem de lucro: como calcular?

Aprenda a calcular a margem de lucro para construção civil Confira quais os passos para realizar o cálculo da margem de lucro em sua construção

Engenheiro autônomo: como atuar?

Conheça o passo a passo para atuar como engenheiro autônomo Confira, neste artigo, o que você precisa fazer para conseguir atuar como engenheiro autônomo de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Informações detalhadas sobre como apurar impostos na modalidade Lucro Presumido…
Cresta Posts Box by CP
Scan the code